29 junho 2010

Título esquisito hein, Gi? Afinal, com as pessoas que amamos é fácil ter paz e harmonia. Mas queridos leitores do meu blog, esse é um dos textos mais importantes e relevantes que já escrevi na vida. Observando várias situações, algumas dentro do meu próprio círculo de conhecidos e outras retiradas até de filmes que retratam histórias verídicas, percebi que mesmo onde há amor entre pessoas, ocorrem conflitos que geram tristeza, frustração e, em alguns casos, até depressão. Pode ser estranho, antagônico, paradoxal, mas é verdadeiro! Espero com toda a sinceridade e do fundo do coração que, se aplicar esse texto na sua vida, o primeiro e grande passo rumo à paz e harmonia terá acontecido principalmente DENTRO DE VOCÊ!

Nós estamos acostumados a ver em novelas, filmes, e até programas de TV, situações em que duas pessoas que não se falavam, ou que se separaram por causa de coisas ocorridas no passado, se reconciliarem com abraços e choro que lavam a alma. A gente vê na história de outros e se emociona. Muitas vezes a lágrima corre com a beleza da cena, porque todos gostamos de ver o amor prevalecer sobre tudo! Emociona quando vemos um pai reencontrar um filho que saiu de casa depois de uma discussão, e quando se reencontram 10 anos depois, se agarram com um enorme carinho e choram a dor do tempo distante e da alegria de poder reescrever uma nova história. Muitos dos que se emocionam são pessoas que tem em suas próprias vidas situações pendentes. Muitos se emocionam porque gostariam de poder fazer o mesmo, seja com um parente, um amigo, ou qualquer pessoa que lhes seja querida e amada.

Lendo o livro "Inteligência Emocional" de Daniel Goleman, aprendi que um dos sinais de desse tipo de inteligência é a capacidade de ver naquele que nos ofendeu, feriu ou magoou um desvio de conduta fruto de experiências que distorceram o padrão de comportamento do indivíduo. Por exemplo: um chefe que seja grosseiro e exageradamente rígido, chegando ao limiar da quase agressão nas palavras que usa com seus subordinados. Quando se é vítima, a dor é inevitável, e geralmente é precedida de um ódio que corrói o ser, que nos causa úlcera, vitiligo, dores de cabeça e outras doenças psicossomáticas. Mas quando a vítima é capaz de pensar algo como "será que ele(a) não foi destratado(a) no passado, e isso desvirtuou sua conduta?", ou ainda "pode ser que por dentro essa pessoa seja tão infeliz que perde a noção e acaba agredindo quem não merece". Quando se tem essa capacidade ou se desenvolve a mesma, o(a) ofendido(a) consegue se defender da corrosão da raiva e do rancor que se transformam em um princípio de compaixão e compreensão. Mesmo eu não tendo a menor intenção religiosa com esse texto, vale lembrar que quando Jesus estava sendo humilhado na cruz, ouvindo os romanos zombando dele, vendo gente que recebeu Dele todo tipo de ajuda, incluindo curas milagrosas, gritando contra ele, Suas palavras foram "Pai, perdoe porque eles não sabem o que fazem". MEUS AMIGOS E AMIGAS, O SEGREDO ESTÁ AÍ! Desenvolver a capacidade de pensar em hipóteses que possam ter feito alguém nos machucar, ofender, humilhar, ou ser injusto, ESPECIALMENTE SE ESTA PESSOA É AMADA POR NÓS E DIZ NOS AMAR! É ter a capacidade de dizer pra si e para os céus e espíritos maus: EU VOU MUDAR ESSA CIRCUNSTÂNCIA! Como se muda??? P-E-R-D-O-A-N-D-O!!! Pense agora numa pessoa que você ama e que na sua concepção foi ruim contigo, ou injusta, ou grosseira, ou ofensiva. PENSOU??? Passe uma borracha de agora para trás! Sabe quem é o maior beneficiário dessa atitude? V-O-C-Ê!!!!!

Muitos agora vão chegar e dizer..."Murilo, você fala fácil porque não foi a sua pessoa que foi humilhada, injustiçada, caluniada e ofendida do jeito que fui. Se estivesse na minha pele eu queria ver você agir assim!" Pois bem, posso não ter a sua experiência particular, mas não lhe resta alternativa para o seu bem: OU VOCÊ PERDOA, PASSA A BORRACHA E VIVE COM O PENSAMENTO NO HOJE EM DIANTE, OU VAI SOFRER AS AMARGURAS ENQUANTO DURAR ESSA DECISÃO DE MANTER A POSTURA TEIMOSA! Agora é com você! Faça a escolha inteligente e saudável: PERDOE! Deixe que Deus faça a justiça do jeito Dele, mas nem fique pedindo justiça em oração. Quem fica nessa, não passou a borracha nem entregou pra Deus o seu passado. Deus é justo, vê e sabe tudo! Lembre-se: CADA MINUTO QUE PASSA É UM MILAGRE QUE NÃO SE REPETE. Não espere chegar ao leito de morte, seja o seu ou o da pessoa que lhe aborreceu, para ter aquele lindo momento de reconciliação e restauração do amor! FAÇA-O JÁ!!! Esqueça se no fundo a razão é sua. Quebre o orgulho e trabalhe em prol do seu bem-estar e vai colher frutos da paz e harmonia!

Quem não quer viver bem com todos? Eu quero! Qual a condição? É perdoar os que me ofendem como Jesus nos disse que fizéssemos (e Ele nos ensinou todos os segredos de uma vida feliz e satisfeita). Então, com licença: eu vou perdoar! Qual será a sua escolha, a inteligente ou a burra? Só posso acreditar na primeira hipótese.

IMPORTANTE: Perdoar sim, mas permitir desrespeito não! Você pode evitar o contato depois de perdoar até sentir que o tempo curou tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gente, postem o que quiser, maas sem arrogânciias, obrigada :))